Quem somos?

A ConforSaúde nasceu de um grupo de colegas médicos especialistas em Medicina Interna - especialidade classicamente hospitalar - que decidiu levar a avaliação e o acompanhamento por Medicina Interna ao domicílio dos doentes.

Conheça o nosso Corpo Clínico aqui.

O que é a Medicina Interna?

A Medicina Interna nasceu no século XIX, quando se reconheceu a associação entre os sintomas (queixas) e sinais (alterações encontradas no exame médico efetuado), que permitiam a elaboração de hipóteses de diagnóstico e tratamentos. O desenvolvimento científico ao longo do século XX fez com que o conhecimento médico se tornasse demasiado e justificou o surgimento de novas especialidades direcionadas a cada âmbito (Cardiologia, Pneumologia, …), que, no entanto, acabam por perder a visão global do doente.

Nos dias de hoje, a atividade dos internistas continua a basear-se na interpretação dos sintomas e sinais, complementada pelo conhecimento aprofundado do funcionamento (fisiopatologia) dos vários sistemas (cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, neurológico, …) do organismo humano, permitindo a gestão de cada patologia e do doente “como um todo”.

Médicos Internistas

Os Internistas, médicos especialistas em Medicina Interna, desenvolvem a sua formação e atividade classicamente em ambiente hospitalar. Gerem doentes graves no Serviço de Urgência, os internamentos na enfermaria de Medicina e integram também as equipas médicas dos Cuidados Intermédios e Intensivos e dos Cuidados Paliativos. Mantêm ainda o seguimento dos doentes na Consulta Externa, no Hospital de Dia e, mais recentemente, no Internamento Domiciliário. São a base para o funcionamento hospitalar, através do seu caráter holístico.

Os Internistas estão, portanto, habilitados ao tratamento de todo o espectro de gravidade de doenças médicas, desde a doença abordável fora do ambiente hospitalar, até à doença que necessita de internamento em cuidados intensivos.

A quem se destina?

Todas as doenças médicas (doenças que não carecem de acompanhamento por especialidade cirúrgica) do adulto são potencialmente do âmbito do internista, existindo, contudo, um universo de doentes para os quais a especialidade de Medicina Interna está particularmente preparada:

  • Doentes com doenças comuns de órgão ou sistema, do foro médico (ex.: infecções respiratórias, infecções urinárias, ...)

  • Doentes cujo diagnóstico não é evidente

  • Doentes com múltiplas doenças, a necessitar de um especialista agregador de todas as patologias

  • Doentes polimedicados, para evitar interacções medicamentosas e efeitos adversos

  • Doentes idosos com doença aguda ou crónica (em Portugal não existe a especialidade de Geriatria, sendo esta área da Medicina coberta pelas especialidades de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar)

  • Doentes com doenças sistémicas (com atingimento de vários órgãos), infecciosas, auto-imunes, risco cardiovascular, metabólico (diabetes, hipercolesterolemia), doenças cardíacas, doenças hepáticas…

  • Doentes em fase terminal